Facebook 5 novas alternativas ao botão “curtir”

Mark Zuckerberg deixou a internet em polvorosa no ano passado quando sugeriu que o Facebook ganharia um botão “não curti”. Na verdade, ele queria criar um botão para mostrar empatia, e é isso o que teremos a partir de hoje.

O Facebook está distribuindo para usuários de todo o mundo cinco novas reações: Amei, Haha, Uau, Triste e Grr. O botão Curtir continuará disponível, é claro.

Dessa forma, você terá uma alternativa simples para reagir à morte de um ente querido, ou a uma notícia que cause indignação – é como um “não curti”, mas diferente do que muitos imaginavam.

facebook-reactions-animation

Para adicionar uma reação, basta passar o mouse por cima do botão Curtir (no computador); ou manter pressionado o botão Curtir (no celular). As novas reações estão sendo distribuídas aos poucos, e devem chegar em breve ao seu perfil.

Agora, em vez de uma contagem de likes, os posts vão exibir a contagem total de reações, mais os ícones das reações mais populares. Dessa forma, a interface não ficará poluída com números.

facebook reacoes

As reações vão ajudar o Facebook a entender melhor o feed de notícias, e a “fazer um trabalho melhor de mostrar a todos as histórias que eles mais querem ver”.

O Facebook tomou muito cuidado antes de implementar o novo recurso. Do blog oficial:

Fizemos uma pesquisa global por mais de um ano, incluindo grupos de foco e consultas para determinar quais os tipos de reações que as pessoas gostariam de usar mais. Estamos testando reações em alguns mercados desde o ano passado, e recebemos um feedback positivo até agora. Hoje, estamos animados em oferecer isto a todos os usuários do Facebook no mundo.

Vale lembrar que isto é algo semelhante ao que o Orkut (RIP) fazia desde 2011. Ele oferecia um conjunto de onze emoticons com reações positivas ou negativas para as atualizações de status.

[Facebook via TechCrunch]

Imagem via Facebook

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.