Como funciona a versão Cortana para Android

A Microsoft anunciou  que a assistente de voz Cortana vai chegar em breve a mais países – e sim, a lista inclui o Brasil Marcus Ash, gerente de programa da Cortana, anunciou em blog oficial que a assistente estará disponível para Windows Insiders no Brasil “ainda este ano”, sem oferecer uma data específica. O Windows Insider é o programa de testes para PCs e smartphones que reúne mais de cinco milhões de usuários. Ele continuará após 29 de julho, quando o Windows 10 será distribuído como uma atualização gratuita.

>>> Download Cortana, APK Android e Windows Phone

Inicialmente, a Cortana estará disponível nos EUA, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha.

Em maio, a Microsoft anunciou que lançaria versões da assistente de voz Cortana para Android e iOS. Ela não será totalmente integrada aos sistemas da concorrência, mas poderá exibir notificações com resultados de esportes, seus voos, além de definir lembretes. É possível baixar e instalar uma versão vazada da Cortana para o Android – e parece que ela é real.

Diferente do que acontece na versão para Windows Phone, ao menos por enquanto a Cortana não pode ser ativada via comandos de voz, sendo preciso abrir o app manualmente para iniciar o uso. Isso acontece porque, diferente do Windows Phone, o serviço não está integrado ao sistema operacional – e também porque estamos falando de uma versão beta.

Fora isso, visualmente não há diferença alguma entre as versões. A Cortana para Android está disponível apenas em inglês e você pode fazer praticamente qualquer pergunta para ela. Previsão do tempo, lugares próximos para comer ou termos específicos para buscas são apenas algumas das possibilidades.

Além disso, é possível interagir também com outros aplicativos. Você pode tomar notas, incluir atividades no calendário. Os resultados das buscas e a interatividade com outros serviços funcionam tão bem quanto no sistema operacional da Microsoft. Porém, é notório que há ainda problemas a serem resolvidos.

Ela adquiriu algumas características diferentes dependendo do local: na China, ela fala como se estivesse sorrindo; na Inglaterra, ela tem um senso de humor sarcástico e autodepreciativo; e na Itália, ela tem orgulho nacional e até canta o hino do país.

Após a instalação, você será solicitado a acessar sua conta Microsoft, e então poderá fazer de tudo usando a assistente de voz. A Cortana irá pesquisar na web para você e, em alguns casos, vai oferecer uma resposta por voz.

“Qual é a idade de Barack Obama, Cortana?”

“53”, ela responde.

Se você fizer perguntas do tipo “Como vai você”, a Cortana irá responder como um ser humano normal (ela diz “muito bem, obrigada”). Você também pode pedir para que a Cortana crie alarmes para você.

O recurso mais bacana, no entanto, é criar lembretes baseados em localização. Eu pedi à Cortana para “lembrar de comprar leite quando eu estiver no mercado”, e ela automaticamente puxou uma lista de mercearias nas proximidades. Enquanto isso, o Google Now exige que você digite o nome da loja onde você gostaria de comprar. A Cortana é mais esperta!

Instabilidade e problemas

Durante os nossos testes, percebemos que há lentidão no processamento e na busca pelas respostas a serem exibidas – independente da qualidade do sinal de internet. Além disso, seguidas vezes o app travou durante a execução, sendo preciso reiniciar ele completamente para que voltasse a funcionar.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento da Cortana no Android, mas a versão beta disponibilizada por enquanto está longe de ser a ideal. Até o presente momento, ela é muito mais um app curioso do que efetivamente útil, o que não agrega praticamente nada para os usuários de Android. Entretanto, isso certamente deve mudar até o lançamento da versão final.

Provavelmente quem rodar o Windows 10 no computador terá mais interesse pela Cortana no Android. Seria bacana criar lembretes para comprar leite/alface/etc. do seu desktop ou laptop, e vê-los aparecer no seu smartphone quando você estiver perto do local.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.