Como funciona as videochamadas no WhatsApp

whatsapp-logo

Usuários da versão beta 12.16.318 do WhatsApp já podem realizar videochamadas. Acessando a imagem do perfil do usuário, ou clicando no ícone para de chamadas, a opção para ligação em vídeo irá aparecer automaticamente. Você poderá usar a câmera frontal ou a traseira ou silenciar a videochamada. O processo é muito parecido com aquilo que temos no Duo.

No Android, é possível instalar o beta indo até este link, clicando em “Tornar-se testador” e atualizando o app na Play Store. No Windows Phone, acesse este link para instalar o beta da Loja. No iPhone, é preciso fazer jailbreak e seguir estas instruções.

whatsapp chamadas video 3

Depois da chamada de vídeo, você poderá avaliar a qualidade da ligação, assim como temos no Skype, por exemplo. 

whatsapp chamadas video 2

Se o recurso não estiver funcionando perfeitamente, ou se você receber a mensagem dizendo que as chamadas em vídeo ainda não estão disponíveis, tente forçar a função acessando as configurações do app, forçar a parada e limpar o cache e os dados do app. Alerta: faça um backup dos dados e imagens antes, pois ao realizar a limpeza dos dados, você irá perder tudo! Será necessário fazer o login no serviço novamente.

whatsapp chamadas video 1

Se você é usuário da versão beta do WhatsApp, basta atualizar o aplicativo a partir da Play Store. Além disso, para completar a ligação, será necessário que os seus contatos atualizem o WhatsApp para a nova versão.

Em agosto, o Google disponibilizou o Duo, um aplicativo voltado exclusivamente para videochamadas. Além deste, aplicativos como o Facebook Messenger, Hangouts e até o ICQ já oferecem a opção de chamadas de vídeo. Assim, era mais do que esperado que o WhatsApp, com mais de 1 bilhão de usuários, trouxesse essa opção ao mercado o mais rápido possível.

A primeira vez que ouvimos falar sobre a chegada deste recurso foi no final de 2015, quando o blogger MacerKopf disponibilizou a imagem abaixo. Nela, vemos a função de videochamadas do WhatsApp em testes na versão 2.12.16.12 para iOS:

whatsapp ios video call

Depois, o mercado estremeceu mais uma vez em maio deste ano, quando a versão 2.16.80 do WhatsApp beta trazia a função de chamadas em vídeo, porém, ainda incompleta. Aliás, acessando a plataforma de tradução do WhatsApp, na página de suporte ao usuário, também é possível ver que o processo de tradução para o Português já está bem avançado.

WhatsApp video chamadas
Como se pode notar, ao clicar no ícone de ligações, o app sugere a opção de videochamada 

Na semana passada, os testes começaram oficialmente para os proprietários do Windows Phone. Assim como no Android e no iOS, a equipe do WhatsApp mantém uma versão beta do serviço para os usuários da plataforma móvel da Microsoft. E é nesta versão que o WhatsApp tornou oficial a função de videochamadas.

Como podemos ver nas imagens abaixo, usar o recurso será bem fácil, bastará pressionar o botão de chamada e escolher entre chamadas e videochamadas, assim como vimos acontecer na versão beta para Android.

videochamadas videocall whatsapp windows phone
O serviço de videochamadas já está disponível para versão beta do app no Windows Phone 

De acordo com os usuários que já estão testando a novidade, é possível silenciar a chamada e trocar de câmera, assim como temos no Duo, por exemplo. Você confere os relatos dos usuários no site OneWindows.

Quão útil será a função de videochamadas no WhatsApp?

Recentemente, usando o Google Duo, a minha experiência é a de que videochamadas têm um consumo do plano de dados por ligação muito alto. Na conexão 4G, em uma conversa de pouco menos de cinco minutos, 161MB do plano foram consumidos. Assim, ou você assina um plano WhatsApp ilimitado ou faz chamadas em vídeo apenas usando o wi-fi, para fazer este recurso valer a pena.

Claro que é difícil fazer uma comparação entre as chamadas de vídeo do Duo com um recurso ainda não disponibilizado pelo WhatsApp. Contudo, o interessante sobre a adoção deste recurso pelo WhatsApp estaria no grande número de usuários do app, bem como na segurança oferecida pelo app. Assim como as mensagens de textos, todos os anexos e também as chamadas de voz são codificadas (criptografia ponta a ponta) no mensageiro, muito provavelmente as videochamadas o serão.

Você já está usando o recurso de videochamadas no WhatsApp?

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.