Como verificar o código de segurança no WhatsApp

O WhatsApp passou a funcionar com criptografia ponta a ponta na primeira semana de abril. O recurso eleva a segurança do aplicativo, pois impede que hackers façam a interceptação das mensagens de texto, gravações de áudio, fotos, vídeos, ligações e documentos.

Com o novo sistema de criptografia, cada conversa – individual ou em grupo – passa a ter um código de segurança próprio. Essa numeração pode ser verificada a qualquer momento pelos participantes, para garantir que as informações trocadas estão protegidas. Aprenda a seguir como confirmar o código de segurança no WhatsApp.

Passo 1. Abra uma conversa no WhatsApp e toque no nome do contato.

Passo 2. Na tela de informações do contato, toque na opção “Criptografia”.

Passo 3. Será aberta a tela “Verificar código de segurança”, na qual constará uma sequência de 60 dígitos. Peça para seu contato fazer o mesmo e compare os números. Eles deverão ser iguais, o que indicará a criptografia na conversa de ponta a ponta. Caso queira fazer a verificação através do código QR, toque em “Escanear código” em um dos celulares.

Passo 4. Posicione o leitor de QR sobre o código exibido no outro celular e aguarde alguns segundos. Quando a confirmação do código de segurança tiver sido feita, o WhatsApp mostrará um círculo verde com marca de “check” no local do código QR.

Passo 5. Outra forma de chegar à tela “Verificar código de segurança” é mantendo pressionada a mensagem amarela sobre a criptografia. Será aberta uma caixa de diálogo, na qual é preciso tocar em “Confirmar” para acessar o recurso.

Dessa forma, você pode confirmar o código de segurança da sua conversa no WhatsApp.

Criptografia não confirmada

Se, ao fazer a leitura do código QR, aparecer um círculo vermelho no lugar do verde, é sinal de que a conversa não é protegida. Uma mensagem informando a ausência deste tipo de criptografia também pode ser exibida logo ao entrar na opção “Criptografia”.

Isso acontece porque um ou mais dispositivos da conversa não estão com a versão mais recente do mensageiro. Basta que todas as pessoas atualizem o WhatsApp para que a conversa passe a ter criptografia de ponta-a-ponta.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.