Download Medium, app Android, iOS e Web

Medium é uma plataforma de publicação de textos criada pelos cofundadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, que se tornou uma espécie de referência para um modo de jornalismo diferente. Ele é como o Blogger ou WordPress, mas sem focar nos padrões clássicos e sim em um estilo mais social, informal. Ele permite que o usuário crie um perfil e interaja com pessoas e canais, criando mais uma rede social do que um ambiente de blog propriamente dito. 

BAIXARAPP

IOS  IOS

 

Conclusão:

Medium é uma excelente opção para quem está interessado em fazer um blog, mas com uma pegada diferente da tradicional. Ele é interessante para quem gosta de escrever e quer ter um espaço para exercitar seus pensamentos e escrever sem compromisso, em uma espécie de rede em que pessoas do mundo todo poderão ler seus posts.

Normalmente, ganhar visitas em um blog é complicado. Você tem que divulgar, encontrar quem goste, pedir para amigos, etc. No Medium, não. Cada usuário pode se inscrever no tema que mais curtir, ou nos temas que mais curtir, e assim vai recebendo notificações e recomendações de conteúdo novo naquela categoria.

Conforme você vai lendo, pode interagir com as pessoas e estabelecer laços que são como os de uma rede social. O termo “jornalismo social” que se encaixa muito bem neste serviço. A plataforma é bem simples de usar, apesar de ser em inglês, e oferece para o usuário um visual muito mais bonito do que os templates do WordPress, por exemplo.

Tudo é de graça, sem precisar configurar muita coisa, só escrevendo e formatando o visual como se fosse, por exemplo, uma diagramação de uma página de revista. É bem legal.

Visualmente, é impecável. Tanto na simplicidade da navegação como nos conteúdos dos textos. Suas funcionalidades idem. É possível usar vários recursos para escrever e para entrar em contato com os outros. Só a usabilidade peca um pouco pelo fato de ele ser em inglês e não ter muitos tutoriais de como usar.

Mas, no geral, Medium é uma ótima opção para os amantes da escrita e da leitura. Vale conferir!

Prós
  • Visual muito bonito
  • Funções sociais
  • Variedade de recursos
Contras
  • Em inglês

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.