Download Quero minha nota Enem 2017 ! App Android e iOS

Chegou a época de maior ansiedade para milhões de estudantes: a temporada de vestibulares. E ao contrário das provas individuais das universidades, o Enem tem um sistema complexo de cálculo da nota chamado teoria da resposta ao item (TRI), que se apoia na dificuldade das questões para determinar a pontuação e busca evitar favorecer pessoas que chutaram as respostas. Por isso, é difícil estimar a nota baseando-se apenas na quantidade de acertos.

Para diminuir a aflição a respeito da nota, quem está prestando o exame pode ter uma prévia por meio do aplicativo Quero minha nota!, disponível para Android e iOS, e ter uma ideia do resultado, que só sai oficialmente em janeiro do ano que vem. Para fazer o cálculo, o app simula a pontuação de acordo com as respostas incluídas pelos usuários – e por utilizar o TRI, é preciso que pelo menos 50 mil pessoas registrem suas respostas para começar a exibir as estimativas.

Por enquanto, o aplicativo simula a nota de acordo com a correção realizada pelo portal Descomplica. O gabarito oficial só é divulgado pelo Inep dias depois da avaliação e, quando isso acontecer, os resultados serão atualizados.

Outra funcionalidade do aplicativo é a chamado “SiSUmetro”, que leva em consideração as notas de corte do ano passado para indicar as possibilidades do vestibulando de entrar em uma universidade pública, já com a estimativa do resultado da sua prova. A opção, no entanto, só será útil depois do segundo dia de prova, que acontece no próximo domingo (12) e avaliará as competências em Ciências da Natureza e Matemática. No último domingo (5), foram aplicadas as provas de Ciências Humanas e Linguagens. É bom lembrar que o app não leva em consideração a nota da redação, que representa 20% da pontuação final do candidato.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.