Download Ruim de Roda: App

Ruim de Roda é um aplicativo gratuito para iOS, desenvolvido no evento Hack in PoA, realizado pela Globo.com em Porto Alegre. Ele permite que os usuários denuciem comportamentos impróprios de maus motoristas em suas cidades. É só tirar uma foto da infração e compartilhar. O relato é anônimo, e pessoas que utilizam o app e são flagradas recebem notificações de suas infrações na hora.

BAIXARAPP

  IOS

Nossa opinião

Ruim de Roda é um interessante app que se destacou na maratona de desenvolvimento Hack in PoA, organizada pela Globo.com em Porto Alegre. Ele chegou à App Store com este “peso”, e corresponde às expectativas dos usuários, tornando-se uma opção muito boa para quem se preocupa com o comportamento dos motoristas em sua cidade.

Segundo os próprios desenvolvedores, do app “a ideia é conscientizar os motoristas de que o trânsito não é feito apenas de veículos e que outras pessoas têm o mesmo direito de transitar pelas ruas da cidade”. Ele estimula usuários a postarem fotos de problemas com veículos onde quer que estejam no Brasil.

O app funciona assim: você tira uma foto, relata o problema, adiciona a localização e faz uma denúncia. Todas as pessoas que entram no Ruim de Roda podem acessar o feed e ver as reclamações. Nos testes realizados pelo TechTudo, tudo funcionou muito bem. O desempenho foi ótimo, e a usabilidade também é perfeita.

Entretanto, em funcionalidades e interface, ele perde alguns pontos. O visual do aplicativo é bastante simplório, e com poucos recursos. Não há, por exemplo, a comunicação entre usuários e possíveis agentes reguladores do trânsito em suas cidades. Ou seja, as denúncias são somente para um controle dos próprios usuários.

A ideia é bem legal, mas a execução deixa a desejar neste ponto, tendo em vista que ele pode até servir para conscientização, mas nem todos que forem denunciados terão o app e também, provavelmente, não serão punidos por isso. A não ser que um usuário poste e também reporte para as autoridades à parte.

Prós
  • Fácil de usar
  • Interações entre usuários
  • Preocupação com a sociedade
Contras
  • Não passa informações para autoridades

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.