Facebook Messenger ganha chamadas de vídeo

A tentativa do Facebook de popularizar ao máximo o Messenger continua, e agora você pode fazer chamadas de vídeo via plano de dados ou Wi-Fi usando o app de mensagens do Facebook.

O novo recurso de vídeos do Messenger estreou hoje nos EUA, Canadá, Reino Unido e uma série de outros países (mas ainda não no Brasil — a previsão é que esteja disponível aqui “nos próximos meses”). Para esses lugares, um pequeno ícone de vídeo aparece no canto superior direito da tela — se você estiver falando com um amigo e decidir que prefere ver o rosto dele e não mais um sticker do Pusheen, o recurso então permite que você ligue para ele na hora. As ligações funcionam tanto no iOS quanto no Android.

Em busca de um conserto para o nosso sistema de senhas, fabricantes estão explorando o mundo da biometria e colocam scanners de digitais em praticamente tudo — de fotocopiadoras a ônibus escolares. E agora uma equipe de pesquisadores do Yahoo pode ter encontrado uma maneira de estender o reconhecimento biométrico para qualquer coisa com uma touchscreen.

Para identificar as saliências e depressões que formam a impressão digital, você precisa de um scanner de alta resolução — algo que uma touchscreen capacitiva definitivamente não é. Mas, como descobriram os pesquisador.

Você pode rapidamente iniciar uma chamada de vídeo a partir de qualquer conversa com apenas um toque. Se você estiver conversando com alguém e perceber que as palavras não são o suficiente, pode simplesmente escolher o ícone de vídeo no canto superior direito da tela e iniciar uma conversa por voz a partir de qualquer mensagem existente do Messenger.

As chamadas vão começar com a câmera frontal ligada, mas, se preferir, você pode trocar para a traseira para mostrar o que quiser para a outra pessoa.

Para aqueles que temem contato espontâneo cara a cara, isso é meio assustador. Mas o Facebook está apostando na sua audiência. É mais uma tentativa de tornar o Messenger uma grande plataforma de comunicação, colocando assim o Facebook em competição direta com serviços populares de VoIP como Skype, Google Hangouts e Apple Facetime.

A grande vantagem do Messenger é a lista de contatos; você não precisa passar por todo o processo de encontrar alguém usuário, caso ele já esteja entre seus amigos do Facebook. Essa lista de contatos também é o que o Facebook aposta ao competir com o Venmo no envio de dinheiro para amigos.

Mas essa lista de contatos pode ser ruim, também. Só porque eu aceitei determinada pessoa como amigo do Facebook não significa que eu quero conversar com ela pelo telefone. Ao permitir que você ligue para amigos do Facebook (que, convenhamos, muitas vezes são apenas conhecidos), esse recurso pode criar um novo gênero de desconforto em mídias sociais: o de evitar ligações pelo Messenger.

One Comment

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.