Janus One – Especificações tecnicas + Preços R$

Você é uma daquelas pessoas que tem um smartphone só por inércia, pois só utiliza o celular para fazer chamadas e outras pequenas funções? O Janus One, projeto que está atualmente em financiamento no Kickstarter, é um produto destinado exatamente a esse tipo de público.

Na verdade, o aparelho pode funcionar de várias formas. Inicialmente, ele pode trabalhar como uma espécie de discador Bluetooth para seu smartphone, permitindo o uso remoto do aparelho, além de contar com itens como contador de passos e agenda telefônica.

Os criadores do celular Janus One querem o fim do incômodo da bateria, que não dura nada nos smartphones de hoje. Para isso, eles projetaram um telefone celular que pode aguentar até 90 dias em modo de espera com somente uma única carga. Para se ter uma ideia, a Apple promete 10 dias (250 horas) de autonomia no iPhone 6.

Para poder atingir uma autonomia tão grande, o Janus One abre mão de ser um smartphone. Isso significa que ele não roda aplicativos, não possui câmera, tela touch e uma série de recursos aos quais você está acostumado. Com sistema mais simples, seu grande atrativo, além da duração da bateria de 1.500 mAh – que pode chegar a três meses entre recargas é o design: além de fininho, o celular tem dimensões semelhantes às de um cartão de crédito.

Outra ideia interessante desse projeto é a possibilidade de usar o Janus como uma bateria extra para o seu smartphone, como se fosse um power bank. Através de uma simples conexão via USB, o celular torna-se uma fonte de energia para recarregar outros dispositivos com mais apetite na hora de consumir eletricidade.

Porém, ele possui outro trunfo. Se você inserir o seu chip SIM no Janus One, ele se transforma em um feature phone individual, um celular básico para emergências (ou segurança) que é mais rápido de usar do que um smartphone convencional. Nesse caso, ele lembra os bons e velhos “tijolões”: a bateria em standby dura 90 dias sem precisar de recarga, além de ele ser resistente à água e poeira.

O projeto lembra bastante o Light Phone, que foi um sucesso absoluto de financiamento coletivo há alguns meses.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.