Quem me deletou do Facebook

Um novo app promete medir o quanto você é (im)popular.

Aplicativos para mapear como você está se saindo em redes sosciais não são exatamente uma novidade — monitores de terceiros para Twitter, Tumblr e Instagram já estão disponíveis há um bom tempo. Mas o “Who Deleted Me”, relançado recentemente, ajuda a descobrir quem são seus “amigos” de verdade.

>>> Compartilhe redes Wi-Fi gratuitas no Facebook
>>> Envie fotos do Facebook para amigos do WhatsApp

O “Who Deleted Me” era um app que funcionava dentro do próprio Facebook, mas as mudanças que a rede social fez na API em abril quebraram a funcionalidade do aplicativo. Agora, relançado como uma extensão para o Google Chrome e como aplicativos para iOS e Android, ele está de volta às manchetes porque, aparentemente, todos nós gostamos de sofrer.

Instale-o e você ficará sabendo quem te deletou pode causa de sua última selfie ou textão indignado. Também dá para ver se algum amigo seu deletou o Facebook, para você saber que aquela baixa no número de amigos não é sua culpa (se esse tipo de coisa importa para você).

Claro, sempre houve um jeito simples de saber se alguém excluiu você do Facebook: entre na página da pessoa e veja se vocês continuam amigos. Da mesma forma, outros serviços parecidos faziam isso no Facebook, como a extensão FB Purity. E, antes de instalar, fique sabendo que o “Who Deleted Me” não é capaz de mostrar quem deixou de seguir suas publicações no Facebook — o equivalente a um ban secreto, em que vocês continuam “amigos” mas o conteúdo do que você publica não aparece no feed do seu “amigo”.

Pessoalmente, eu fiquei desapontada porque o app não mostra todo o histórico de pessoas que desfizeram a amizade com você — ele só registra as atividades depois de instalado. Se esta função estivesse disponível, eu certamente estaria mais interessada.

Do jeito que está, eu não vou instalar o “Who Deleted Me”. Além de reservas em relação a dar tantos dados pessoais a um app de terceiros, eu não entendo a razão de ser. Os resultados só podem servir para magoar; o Facebook não é como o Twitter e o Tumblr, em que estranhos aleatórios seguem você – aí pode ser interessante ou até mesmo importante ver se você está conquistando o interesse das pessoas ou não.

O que eu vou fazer com a informação de que um amigo dos tempos de escola me deletou? Bom, o máximo que eu consigo é me sentir de volta ao colégio, acho. Em outros casos, eu só consigo imaginar esse sentimento evoluindo para raiva ou insegurança. Quantas brigas e desentendimentos na vida real o “Who Deleted Me” pode causar? Nós realmente precisamos de um app assim?

via [Washington Post / gizmodo]

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.