Twitter deixará de contar limite de 140 caracteres

Twitter-no-iPhone-1260x710

Rumores diziam que o limite de 140 caracteres no Twitter seria deixado de lado; na verdade, ele será flexibilizado. Ao longo dos próximos meses, @replies, fotos, GIFs e vídeos deixarão de contar nesse limite. Eis como isso vai funcionar.

Ao anexar mídia a um tuíte – “fotos, GIFs, vídeos, enquetes ou tweets mencionados”, segundo o blog oficial do Twitter – isso não vai mais contar no limite de caracteres. Atualmente, cada um desses itens é contado como um link que ocupa 24 caracteres; no futuro, isso deixará de ocorrer.

Vale notar que links externos ao Twitter ainda contarão contra o limite; eles ocupam 23 caracteres. Por exemplo, a contagem de caracteres em “olha só esse vídeo youtube.com/watch?v=y6120QOlsfU” não vai mudar – é um vídeo, mas ele está armazenado fora do Twitter.

Quando você responder a um tuíte, os caracteres para mencionar o @usuario não serão contados. Atualmente, “@GizmodoBR gostei da notícia” ocupa 28 caracteres; com a mudança, serão apenas 17.

Isso só vale ao mencionar usuários no início do tweet. Se for no meio ou no final, isso vai contar contra o limite. (Por exemplo, “gostei da notícia @GizmodoBR” continuará ocupando 28 caracteres.)

TweetStructure

Há também outra mudança envolvendo respostas a tweets. Quando você começa uma conversa com outro usuário, e depois quer que seus seguidores vejam essa sequência de tweets, não há como mostrar suas próprias respostas. Ou melhor, não havia: em breve, você poderá retuitar a si próprio.

E também vai acabar uma antiga convenção do “ponto-arroba”. Até então, se você criasse um tweet mencionando alguém no início – por exemplo, “@GizmodoBR fala sobre as franquias na internet fixa” – só quem segue você e o @GizmodoBR iria ver o tweet. Para exibi-lo a todos, você teria que tuitar “[email protected] fala sobre…”.

A ideia era manter a timeline mais limpa mas, daqui em diante, “novos tweets que comecem com um nome de usuário serão exibidos a todos os seus seguidores”.

Essas mudanças virão nos próximos meses, para que os desenvolvedores tenham tempo para se adaptar.

[Twitter Blogs via The Verge]

Foto por Marcio Jose Sanchez/AP

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.