WhatsApp Backup no Google Drive

Um dos problemas do WhatsApp no Android é não guardar dados na nuvem: se você perder o celular, for roubado ou resetar o aparelho sem fazer backup, suas conversas vão embora junto. Felizmente, isso está mudando.

O WhatsApp para Android recebeu uma atualização para salvar seus dados na nuvem automaticamente usando o Google Drive. Isso inclui conversas, fotos, mensagens de voz e até vídeos.

Talvez você já tenha notado esse recurso há algum tempo – ele apareceu para mim em agosto, e logo sumiu. É que, como lembra o Android Police, o WhatsApp vem acrescentando (e removendo) essa integração com o Google Drive ao longo dos últimos meses.

Agora, no entanto, a integração é oficial, com direito até a um post no blog oficial do Google Drive:

… o WhatsApp para Android permite que você crie uma cópia privada de segurança do seu histórico de bate-papo, mensagens de voz, fotos e vídeos no Google Drive. E uma vez que fizer isso, você pode restaurar tudo em um novo dispositivo com apenas alguns toques.

É realmente bem simples: quando o recurso for ativado no seu celular, vai aparecer uma mensagem pedindo para você configurar o backup. Escolha entre as opções “diário”, “semanal”, “mensalmente” ou “nunca”; a conta do Google que receberá os dados; e se o WhatsApp deve ou não guardar vídeos na nuvem.

Você também pode decidir se o upload será feito apenas por Wi-Fi ou se poderá usar sua franquia 3G/4G. Para alterar isso, vá em Menu > Configurações > Conversas e chamadas > Backup de conversas. Esta é a tela que aparece:

Para restaurar as mensagens, segundo o Android Police, o processo é automático: o WhatsApp vai procurar backups no seu armazenamento local, e se não achar, ele irá verificar seu Google Drive e restaurar os dados a partir de lá. Primeiro ele baixa as mensagens – o que é mais rápido – depois as fotos e vídeos.

O recurso está disponível na versão 2.12.303 do WhatsApp, que pode ser baixada emwhatsapp.com/android. A integração usa uma API do Google Drive e funciona em dispositivos com Android 2.2 ou superior.

O WhatsApp para iPhone oferece backup na nuvem há algum tempo. Para salvar seu histórico de mensagens e mídia no iCloud, basta seguir estas instruções.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado.